terça-feira, 29 de novembro de 2011

Brincadeiras Infantis

Brincadeira do jogo da memória humano!

Formação: 

Turma separada em duplas onde cada dupla deverá se espalhar pelo espaço e realizar uma pose qualquer, sendo que a pose deverá ser igual. (Cada dupla escolhe a sua pose).

Desenvolvimento: 

Um aluno escolhido pelo Professor será a pessoa que tentará identificar em menor tempo as poses iguais. Poderá haver uma variação da brincadeira colocando duas equipes e duas pessoas tentando identificar, e levando as peças iguais para fora de jogo.


A jaula
A JAULA:      -      (ATIVO)

Preparação:

Um grupo de crianças dispostos em círculos (lado a lado sem darem as mãos) forma a jaula. O outro grupo, cujos elementos representam os animais, se dispersa pela quadra. O professor usará apito ou campainha.

Desenvolvimento:

Ao sinal do professor os animais põem-se a correr, ora entrando, ora saindo da jaula. A um novo apito, as crianças do círculo dão as mãos fechando a jaula e prendendo, desse modo, os que ficaram dentro do círculo. Estes vão então fazer parte do mesmo, juntando-se aos que formam a jaula. A seguir o jogo recomeça até que todos os animais tenham sido aprisionados.

 

APANHAR O LENÇO:      -      (ATIVO)

Material:
Um lenço

Preparação:
Duas linhas paralelas distantes 8 a 10 m. Marca-se o centro do campo onde se coloca o lenço.

Formação:
Os jogadores formarão dois partidos dispostos atrás da linha. Todos serão numerados. Cada partido com os mesmos números.

Desenvolvimento:
O professor falará um número e os jogadores chamados correrão até o centro, terão como objetivo apanhar o lenço e voltar a sua fileira. No caso de um conseguir apanhar o lenço o outro deverá perseguí-lo e tocá-lo antes que ele consiga atingir a fileira.

Pontos:
Alcançará dois pontos para o seu partido o jogador que conseguir apanhar o lenço e voltar a fileira sem ser tocado.




Piscada Fatal!

Formação:

Alunos em duplas formam dois círculos concêntricos, de preferência, casais. Um aluno está sem par, sozinho.

Desenvolvimento:

O aluno que está sozinho deverá piscar para um dos alunos que estão no círculo de dentro. Ao perceber a piscada este deverá correr de encontro ao aluno que está sozinho. O aluno que está atrás, ao perceber que o aluno foi “fisgado” deverá segurá-lo antes que ele saia. Se pegar, o aluno permanece no mesmo lugar, se não pegar, o aluno que ficou sozinho dá continuidade a atividade, piscando para outro aluno.
 
O Objetivo da atividade é desenvolver a percepção Visual, Velocidade de Reação e Socialização

Nenhum comentário:

Postar um comentário